O objetivo é a obtenção de mais recursos para a população desses municípios – uma maior arrecadação de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) se traduziria em mais verbas para investimentos diversos na região.
Participaram da reunião o novo presidente do Detran-GO, Delegado Waldir; a titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury; e quatro dos parlamentares que compõem a Frente Parlamentar do Entorno – seu coordenador, Ricardo Quirino (Republicanos), Dra. Zeli (UB), André do Premium (Avante) e o líder do Governo na Alego, Wilde Cambão (UB).
“Vocês são os principais vetores dessa iniciativa, ninguém conhece melhor o Entorno que vocês”, disse Waldir aos deputados da Frente, afirmando ter procurado antes os deputados que quaisquer outras pessoas para tratar do tema.
“O cidadão do Entorno já sente orgulho pelas obras que o governador tem entregado, seja de pavimentação, esgoto, água, hospitais ou escolas estaduais”, acrescentou o presidente do Detran, alegando ser preciso estender isso à busca pelas unidades locais do Detran.
Isenções
Dra. Zeli afirmou que a eficácia da campanha depende de os prefeitos também tomarem sua dianteira e de haver incentivos financeiros para o emplacamento nos municípios goianos. Cogitou-se, na reunião, a isenção da taxa de transferência dos veículos e a isenção da taxa de licenciamento anual. “Os prefeitos [dos municípios do entorno] têm que entender que mesmo com os descontos não vão perder dinheiro, vão ganhar”, pontuou Wilde Cambão.
Ricardo Quirino ressaltou que mais emplacamentos nos municípios do Entorno ecoaria até mesmo nas revendedoras de veículos locais, que melhorariam seus serviços. “No fim, todo mundo sai ganhando.”
Os deputados, a secretária do Entorno e o presidente do Detran listaram, como municípios a serem envolvidos na campanha, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio de Goiás e Valparaíso de Goiás.
Delegado Waldir comprometeu-se a organizar uma agenda de encontros com autoridades de todos esses municípios e destacou a importância de os membros da Frente participarem dela.