Obras da nova penitenciária de Novo Gama entram em fase final

Unidade Prisional Regional de Novo Gama, no Entorno do DF, terá capacidade para receber 300 detentos (Fotos: Seinfra-GO)

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) chega à reta final das obras da nova Unidade Prisional Regional (UPR), em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. A unidade, que vai desafogar o sistema penitenciário e ampliar a segurança pública da região, está com 95% das obras concluídas e deve ser entregue nos próximos meses.   

Com capacidade para 300 detentos, a UPR integra um plano estratégico do Governo de Goiás, com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões na construção da estrutura moderna, segura e que seguirá protocolos adotados em presídios de segurança máxima.

“O Entorno é prioritário para o governador Ronaldo Caiado, já entregamos o Hospital de Águas Lindas e, em breve, vamos inaugurar a Unidade Prisional em Novo Gama”, ressaltou o presidente da Goinfra e secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.

A secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury, destacou a relevância da melhoria dos índices de segurança na região.

“A inauguração dessa unidade reforça o compromisso do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama, Gracinha Caiado, com o Entorno. Hoje, os visitantes se sentem seguros, nossas potencialidades têm sido vistas e atraído imigrantes, turistas e investidores”, pontuou a secretária.

A secretária acrescentou ainda que reforçar a segurança é investir em qualidade de vida e no desenvolvimento das cidades do Entorno.

Localizada em um terreno de 40 mil metros quadrados, com área construída de 5,6 mil metros quadrados, a UPR contará com quatro alas para detentos, além de áreas administrativas, de saúde, segurança e vivência coletiva.

O Governo de Goiás também anunciou a construção de outras unidades prisionais em Caldas Novas e Formosa, com previsão de conclusão até julho de 2025. As obras, somadas ao Presídio Estadual de Anápolis, em ampliação, representam um investimento total de R$ 102 milhões e a criação de 1.100 novas vagas.

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, enfatizou a importância das novas estruturas para manter o controle e a paz social na região.

“Temos a melhor segurança pública do país, somos referência e continuaremos mostrando resultados cada vez mais expressivos”, salientou.

O diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires, ressaltou que está em andamento um concurso público para contratar 1.600 novos policiais penais, com previsão de conclusão ainda este ano.

“Receberemos policiais penais qualificados e bem treinados por nossa própria escola, a Escola Superior de Polícia Penal, a primeira do país no sistema de gestão prisional”, afirmou.

Fonte: Agencia Cora