Cidadão mais perto da Alego

O presidente da Alego, Bruno Peixoto apresentou aos parlamentares, o aplicativo "Deputados Aqui", que deverá ser implantado em setembro. A nova ferramenta pretende aproximar ainda mais o cidadão do Legislativo.

Crédito: Denise Xavier
Está em fase de ajustes finais, para lançamento em setembro, do aplicativo “Deputados Aqui”, que promete trazer um dinamismo inédito ao relacionamento entre os cidadãos goianos e os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Com a proposta de “levar a atividade legislativa para a palma da mão do cidadão”, o app inova em uma série de frentes, a ponto de outras Assembleias estaduais terem demonstrado interesse em replicá-lo, afirma o presidente da Alego, Bruno Peixoto.

Os princípios norteadores do aplicativo são aproximação, interatividade e participação. “É preciso trazer o cidadão mais perto, de forma que ele interaja mais”, afirma Peixoto.

O habitual “Fale conosco”, por exemplo, ganhará uma opção de atendimento online durante o horário de funcionamento da Casa. Além disso, haverá o perfil individual dos 41 deputados estaduais e, em cada um deles, o “Fale comigo”, que permite contato direto com o gabinete dos deputados.

Esse perfil individual terá também vídeos exclusivamente com falas do deputado buscado, como participações em sessões plenárias e em comissões. Esses vídeos ficarão disponíveis para download e compartilhamento.

Uma seção específica estimulará os cidadãos a proporem leis. Uma equipe da Assembleia goiana analisará os projetos enviados e os encaminhará para as Comissões pertinentes (uma matéria voltada à terceira idade, por exemplo, seguirá para a Comissão de Atenção à Pessoa Idosa). Caso os deputados demonstrem interesse pela proposta, poderão apresentá-la para que, se aprovadas, se tornem leis.

Outro destaque é que a TV Alego, hoje acessível no YouTube, no canal digital 3.2 e no canal 8 da Net Claro TV, poderá ser assistida também ao vivo no aplicativo.

Uma seção denominada GOFLIX trará obras audiovisuais de autores goianos – inicialmente devem ser oferecidas 50 obras.

Outra seção é a de serviços úteis, que leva o usuário do app para páginas como a do Detran goiano, da Saneago, da Equatorial e do Ipasgo. A ideia é que o Deputados Aqui seja visto como um “superapp”, uma central de serviços e informações úteis.

Uma campanha “de nível máximo” divulgará o aplicativo em diferentes mídias, como TV, jornais, internet e outdoors. Será feita uma divulgação com quatro vídeos enfatizando diferentes vantagens do app e, ao final, um convite a baixá-lo.

A Assembleia conta, hoje, também com o aplicativo Alego Digital, que proporciona a tramitação de todos os processos internos da Alego de forma on-line, estimulando economia, eficiência e celeridade (apenas em 2023, até o início de julho, o sistema já evitou o gasto de 346.550 folhas de papel). Trata-se, porém, de serviço voltado aos servidores da Casa, e não voltado a todo o público, como o Deputados Aqui.

Na reunião de apresentação da proposta do aplicativo aos outros deputados, Bruno Peixoto ressaltou que todo o projeto foi feito por uma equipe de servidores da Assembleia Legislativa, o que poupou a Casa de gastos com contratos.

Agência Assembleia de Notícias