A Guarda Municipal de Valparaíso realizou na última terça-feira, 06 de junho, um treinamento especializado para os cães da corporação. A atividade envolveu simulações de situações reais e simulação de ambiente para operação e detecção de odores de entorpecentes.
Foram realizados trabalhos de obediência e proteção, contendo tomada e resgate de reféns. Atualmente são seis cães que auxiliam a Guarda Municipal e as forças de segurança na localização de entorpecentes em escolas e praças públicas da cidade.
“A detecção de odores é uma especialidade deles, se nos depararmos ali com uma situação de uma bolsa em ônibus, uma casa com alguma substância escondida, algo específico, eles costumam achar mesmo com vários tipos de barreiras”, afirmou o comandante Denis Oliveira.
Na GCM são utilizados pastores Belga de Malinois, chamados popularmente de Mali. Essa raça é largamente utilizada nas Instituições de Segurança Pública, eles têm 250 milhões de células olfativas (para se ter uma noção, o ser humano tem 10 milhões de células olfativas). Os cães enxergam muito mais pelo focinho do que pelos olhos.
“Eles são essenciais nas operações com soluções de baixa letalidade e também servem como um elo de ligação entre a comunidade e o agente, a receptividade pela comunidade escolar é impressionante. É notório a necessidade de adotar políticas públicas de aproximação e uma Instituição com a característica de polícia comunitária. Os cães nos favorecem nesta empreitada”, completou o comandante
SECOM-PMVG