A definição para o nome do secretário que ficará responsável pela recém-criada pasta do Entorno do Distrito Federal ainda aguarda o martelo final do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), mas já tem favorito entre lideranças da região.
Confiante que a secretaria terá dotação orçamentária e autonomia para contribuir com o desenvolvimento da região metropolitana do DF, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, defende o nome do deputado federal Célio Silveira (MDB) como opção para a pasta. O parlamentar, que inclusive já foi prefeito de Luziânia por duas vezes, é apontado como opção pela experiência política.
Além das relações no Congresso Nacional, Sorgatto destaca a experiência de Silveira na região. “Célio conhece a região e sabe das nossas necessidades, portanto, possui todas as condições de contribuir para a resolução dos problemas que enfrentamos”, destacou.
O histórico na política local, inclusive, faz com que Sorgatto aposte menos em outros nomes ventilados para a pasta. Cotado na lista para assumir o Entorno, Alexandre Baldy (PP) não conta com a mesma força de apoio entre prefeituras locais, exatamente por não ter experiência de atuação focada na região. “Não tenho nada contra o Baldy, mas ele tem como sua base eleitoral o município de Anápolis. Acho que não combina com a Secretaria do Entorno”, destacou, reforçando que a maioria dos prefeitos da região está com Célio.
Otimista com a presença da “mão do estado” mais presente ainda na região, com a chegada a Secretaria, o prefeito está confiante que a definição de uma liderança alinhada com os interesses da região irá facilitar a interlocução dos representes dos municípios com o governo de maneira mais rápida e eficaz. Questionado sobre o prazo para a escolha, Sorgatto deixa claro que a definição vem do governador, mas reforça sua opção de apoio. “Neste caso, depende apenas do governador, mas acredito que ele não terá dificuldades em decidir. Célio Silveira é o nome mais acertado para assumir esta Secretaria”, afirmou.